Ora Nem Mais

...para escrever o que vai (ou não) na alma, para comentar a actualidade, para manter o contacto ou simplesmente para desanuviar.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Finanças regionais

A nova lei de finanças regionais tem dado muita discussão por aqui. Na revisão da lei o governo central descrimina positivamente os Açores em relação à Madeira. Jardim já veio dizer que trata-se de um concluio e favorecimento partidário. Talvez seja, talvez não. O que eu acho é que esta descriminação tem toda a razão de ser. Não por eu ser açoriano, mas qualquer pessoa consegue ver que nós temos uma especificidade totalmente diferente da Madeira, embora ambos sejamos arquipélagos.
Os Açores são 9 ilhas habitadas, enquanto a Madeira são 2 e aqui, para mim, reside toda a diferença.
Aqui, todas as ilhas têm que oferecer um mínimo de condições, como por exemplo, centro de saúde, escola, porto, aeroporto/aerodromo, ou seja, as despesas em infrastruturas básicas são sempre, no mínimo, a multiplicar por 9, enquanto que na Madeira são apenas a dobrar.
Os Açores possuem uma companhia aérea regional, a Sata, que assegura a ligação entre ilhas para além das liçações marítimas de passageiros e mercadorias. Tudo isto acarreta custos às finanças açorianas.
Por estas e outras razões sou totalmente a favor da descriminação positiva em relação aos Açores no que toca a transferências do governo central para os arquipélagos.

2 Comments:

Blogger Hipatia said...

Vim pelo link da Emièle e este template deu-me saudades: quando comecei o meu blogue, era assim que se pintava o fundo :)

12:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mt bem.
a madeira ja explorou Portugal o suficiente para se tornar a segunda região mais rica.
os açores ainda são pobres e piuco desenvolvidos e, por isso necessitamda nossa ajuda.

10:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home